Apostila "Introdução à Harmonia Mineira" - Toninho Horta

    SOBRE O AUTOR

    Toninho Horta começou a tocar violão aos nove anos, com seus irmãos. Músico profissional aos 16 anos, Toninho começou a tocar na noite belo-horizontina. Nesta época conheceu Milton Nascimento e logo se tornaram parceiros com o samba-canção “Segue em Paz”. Mais tarde, com Milton e outros companheiros, participou do Clube da Esquina, álbum que marcou a MPB nos anos 1970.
    Nos anos 90, radicado em Nova Iorque, o músico consolidou sua arte no exterior. A partir daí, seguiu viajando ininterruptamente para o Japão, Coréia do Sul e vários países da Europa, onde tocou com grandes nomes internacionais. O virtuosismo de sua guitarra deu-lhe, em 1977, o prêmio de 5º melhor guitarrista do mundo pela revista londrina Melody Maker, e o 7º melhor, em 1988, consagrando-o como um dos mais admirados músicos dos últimos tempos.
    Além do reconhecimento pela crítica mundial e por músicos de toda a parte do planeta, Toninho leva na bagagem 25 CDs lançados, de sua autoria. Paralelamente à carreira musical, Toninho criou, em 2000, seu próprio selo – Minas Records –, que produziu seis de seus discos, anteriormente lançados apenas no exterior.