• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Como improvisar sobre o Acorde Dominante Secundário e o II Cadencial

Aplicando as escalas Lócrio 9M e Mixolídio b9,b13

Aprendendo a Improvisar

Você sabe improvisar sobre o acorde dominante secundário e o II cadencial?

Improvisar sobre essa progressão é muito importante, pois ela acontece muitas vezes em diversas músicas tanto no Jazz quanto na MPB, Bossa Nova e outros estilos.  Se você ainda não sabe o que é dominante secundário ou II cadencial, dá uma olhada no curso de Harmonia Funcional! Lá o Nelson explica passo a passo isso e mais um pouco.

Outra coisa importante é conhecer as escalas desses acordes. Na progressão do exemplo IIm7(b5) V7 do IIm7  , Nelson Faria aplica as escalas E Lócrio 9M e A Mixolídio b9,b13 nos dois primeiros acordes, além de mostrar as notas que diferenciam essas escalas da escala de Dó maior (centro tonal principal). Além disso, Nelson mostra que você pode começar a pensar “acorde por acorde” encarando a escala do segundo e do quinto graus como dórico e mixolídio. Lembre-se: Ainda não estamos falando de MODOS e sim, de escalas de acordes.

Essa aula de hoje demonstra em detalhes a improvisação sobre cada acorde dessa cadência.  E de quebra ainda tem um backing track pra cadência II V7 do II pra você poder praticar tudo o que você aprendeu até agora!

E lembre-se: praticar um pouco todo dia é melhor do que praticar muito durante um dia só e não praticar nada nos dias subsequentes!

😉

Se você ainda não é aluno, inscreva-se agora no www.ficaadicapremium.com.br! Enquanto isso, você pode experimentar gratuitamente todo o conteúdo do site por 7 dias!
E lembre-se que, além de entrevistas do Nelson Faria com grandes nomes da música, tem um montão de dicas como essa no canal do Um Café Lá em Casa, na playlist Fica a Dica!
Bons estudos!

 

?

??


Não esqueça de conferir os outros cursos do Fica a Dica Premium!

Nelson Faria segura sua guitarra Condor com título "Violão e Guitarra - Nelson Faria - Acordes" Ney Conceição segura seu contrabaixo Fodera com o título "Aprenda com o compositor - Ney Conceição" Nelson Faria segura sua guitarra Condor com título "Nelson Faria - Aprenda com o compositor" Roberto Menescal segura seu violão com título "Aprenda com o compositor - Roberto Menescal" Toninho Horta com título "Aprenda com o compositor - Toninho Horta" Joyce Moreno segura seu violão com o título "Aprenda com o compositor" Nelson Faria segura sua guitarra Condor com título "Violão e Guitarra - Nelson Faria - Arpejos" Sidney Barros "Gamela" segura seu violão com o título "Violão e Guitarra - Gamela - Chord Melody"Nelson Faria segura seu violão com título "Violão e Guitarra - Nelson Faria - Chord Melody" Ney Conceição segura seu contrabaixo Fodera com o título "Contrabaixo - Ney Conceição" Adriano Girffoni segura seu baixo com o título "Contrabaixo Brasileiro - Adriano Giffoni - Ritmos Nordestinos" Adriano Girffoni segura seu baixo com o título "Contrabaixo Brasileiro - Adriano Giffoni - Samba" Nelson Faria segura sua guitarra Condor com título "Violão e Guitarra - Nelson Faria - Escalas" Nelson Faria segura seu violão com título "Violão e Guitarra - Nelson Faria - Fraseado" Nelson Faria segura sua guitarra Condor com título "Guitarra Brasileira - Nelson Faria - Bossa Nova" Nelson Faria segura sua guitarra Condor com título "Nelson Faria - Harmonia Funcional"Nelson Faria segura seu violão com título "Improvisação - Nelson Faria" Nelson Faria segura sua guitarra Condor com título "Leitura Musical - Nelson Faria" Rodolfo Cardoso segura seu tamborim com o título "Percussão para todos - Rodolfo Cardoso - Samba" Nelson Faria segura seu violão com título "Violão e Guitarra - Nelson Faria - Pirâmide Rítmica"Marcelo Caldi segura sua sanfona com o título "Sanfona - Marcelo Caldi" Kiko freitas segurando suas baquetas com o título "Bateria - Kiko Freitas"  Oswaldinho do Acordeon segurando seu acordeon com o título "Aprenda com o compositor - Oswaldinho do Acordeon"fundo amarelo escrito "backing tracks" fundo amarelo escrito "fica a dica" 

 

0 responses on "Como improvisar sobre o Acorde Dominante Secundário e o II Cadencial"

Deixe sua mensagem