• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Gamela, o fazedor de músicos

disponível para você em video-aulas

Quem aqui ainda não conhece as aulas do Gamela? Se você ainda não assistiu às suas aulas, está perdendo e muito. Tive o privilégio de conhecer o Gamela quando eu tinha meus 16 anos. Foi um amigo, o Marcelo Lafetá, violonista brasiliense, quem me apresentou. Lembro como se fosse hoje. Estávamos em Brasilia e o marcelo chegou com uma fita cassete e colocou pra tocar. Era violão solo. A música era “Triste” de Tom Jobim. Um chord melody como eu nunca havia ouvido antes. Caí pra trás!!! Perguntei: Quem é esse cara? O Marcelo me disse: Esse é o Gamela, meu professor. Mora em Anápolis mas vem sempre a Brasilia para dar aulas. Não perdi nem um segundo. Imediatamente entrei em contato com o tal Gamela e marquei minha primeira aula.

Quando cheguei na sala dele, na hora marcada, tinham mais uns 5 ou 6 alunos lá com ele. Todos a sua volta admirados. Ele contando histórias, falando de música e tocando violão. Achei que todos iam embora, porque era a hora da “minha” aula!!! Bom, logo notei que estavam ali os alunos que desde de manhã tinham chegado , um a um para fazerem suas aulas e foram ficando… ninguém conseguia ir embora… os alunos iam se “acumulando” e no final éramos todos amigos, aprendendo um com o outro e eu, claro, fiquei alí bem umas 5 horas tendo minha primeira aula!

Gamela foi das pessoas mais generosas que conheci. Seu talento como músico e professor era muito raro. Ele ia direto ao assunto. Colocava a gente pra tocar. Lembro ainda que quando peguei os primeiros arranjos (acho que foi “viagem” LINK) e comecei a tocar em casa todo mundo levou um susto! Diziam: caramba! agora sim, você está tocando mesmo! Eu havia saído da função única que eu tinha que era músico acompanhador para virar um “solista”! Foi um upgrade violento!

Passei grande parte da minha vida frequentando a sala do Gamela. Mesmo depois de voltar do GIT, depois de me mudar para o Rio, depois de tocar com João Bosco, Leila Pinheiro, Nico Assumpção e tanta gente mais, meu refúgio era sempre quando ia a Brasilia, passar na sala do Gamela pra fazer um update no sistema! 🙂

Aprendi MUITO com esse cara!

Gamela faleceu am 2013 e nos deixou de legado várias de suas aulas gravadas. Licenciei esses vídeos com a viúva dele e, para nossa sorte, Gamela imortalizou muito do que sabia e que sempre generosamente compartilhava conosco, para ser compartilhado com TODOS!

É uma honra para todos nós do Fica a Dica Premium ter o Gamela em nosso Staff de professores. E eu, particularmente, me sinto cumprindo um dever ao disponibilizar esse material aqui pra que todos possam desfrutar da mesma informação que eu desfrutei durante muitos anos de minha vida.

Segue um LINK para o curso CHORD MELODY do GAMELA. Passa lá pra ver algumas aulas. Você vai ficar tão impressionado quanto eu quando ouvi pela primeira vez o Gamela numa fita cassete trazida pelo Marcelo Lafetá.

Também deixo aqui um link para o teaser do documentário “Gamela, o fazedor de músicos” pra que vocês possam conhecer um pouco mais esse ser humano e professor maravilhoso.

LINK – Gamela, o fazedor de músicos

4 respostas em "Gamela, o fazedor de músicos"

  1. As aulas do Gamela são uma relíquia! Ainda bem que o Fica a Dica Premium fez um trabalho de resgate desse conhecimento que agora está eternizado na internet!

  2. As aulas do Gamela são realmente impressionantes. É de deixar de queixo caído!

  3. Como ter acesso ao curso do Gamela?

Deixe sua mensagem