• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Estudando com Ted Greene

De vez em quando alguns alunos me perguntam sobre como foi a experiência de ter estudado com o Ted Greene. Essa experiência foi muito bacana e na verdade aconteceu por acaso! Então resolvi escrever aqui e contar um pouco desta história.

Eu estava morando ainda há pouco tempo nos Estados Unidos quando conheci o Ted Greene. Em 1983 eu fui pra lá estudar no GIT por um ano e logo no primeiro mês de aulas um colega meu, o Rick, que já era aluno particular do Ted Greene, ia precisar faltar uma aula assim de última hora e aí ele teria que pagar aquela aula do mesmo jeito se não conseguisse trocar o horário com alguém. Então o Rick me perguntou se eu conhecia o Ted Greene e eu falei que não, não conhecia. Na verdade nunca tinha ouvido falar no Ted Greene – falha minha, né?!

Aí ele me falou “esse cara é genial, eu faço aulas com ele mas não vou poder ir na aula esta semana, se você quiser ir fazer a aula no meu lugar você vai e faz e paga a aula avulsa pra ele, e aí eu não preciso pagar a aula que eu não vou assistir”. Ele me mostrou um material que o Ted Greene tinha passado para ele e eu vi aquilo e já fiquei logo interessado e falei “pô, claro, vou lá!”

Fui fazer a aula com o Ted e, claro, pirei né!! Aí eu fiquei fazendo aula com ele durante o ano inteiro, pedi uma vaga como aluno e fiquei, virei aluno particular dele também. O Ted Greene realmente era genial, e ele me contou que o livro Modern Chord Progressions é o que ele mais gostava dentre os que ele escreveu. O primeiro livro dele, que é o Chord Chemistry, ele me disse que ele mesmo não gostava tanto, ele tinha uma autocrítica muito grande, sabe? Me disse que é só um monte de acordes… mas sinceramente eu acho que esses dois livros dele são excelentes, sempre recomendo aos meus alunos.

E naquela época em que eu fazia aulas com ele lá em Los Angeles ele estava escrevendo um livro que se chamaria Diminished Movements, movimentos de acordes diminutos, de progressões só com as tríades e tétrades que tem nas superposições da escala diminuta. Era um material incrível, ele me mostrou várias páginas já escritas, mas não chegou a ser lançado e, infelizmente, o Ted já faleceu.

Mas existe o site tedgreene.com onde tem muito material que ele deixou, e também bastante material enviado por pessoas que foram alunos dele. Tem muitas coisas ali que ele dava nas aulas para os alunos, um a um, e hoje todos podem acessar gratuitamente, é bem legal! Então se você já se interessa pelos livros do Ted Greene e quer estudar mais material dele, pode buscar ali que vai encontrar um tesouro:

Print do site Ted Greene (https://tedgreene.com)

Ainda sobre esta temporada que passei estudando nos Estados Unidos, me lembrei deste vídeo aqui que fiz para o canal do Um Café lá em Casa no YouTube. Foi o vídeo “Os Monstros Estão Aqui”, contando um pouco sobre a escola e os professores que tive lá, vale assistir também:

08/07/2021

0 respostas em "Estudando com Ted Greene"

Deixe sua mensagem